quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O consumismo exagerado

Acho que esse post vai ser meio polemico, mas vamos lá! Isso é baseado na MINHA OPNIÃO OK!?

A geração dos meus pais foi aquela em que eles trabalharam desde muito cedo, onde se tinha carteira de trabalho de menor de idade e ajudaram seus pais a comprar a sonhada casa própria. Depois cada um seguiu a sua vida, comprou sua própria casa mas sempre seguiram ajudando financeiramente seus pais. Hoje vejo uma geração que não conseguiu ainda criar essa independência. Vejo muito pais preocupados (financeiramente mesmo) com os filhos, na média de 30/40 anos. Pais aposentados ganhando pouco e ainda assim dando dinheiro para ajudar os filhos a pagar contas, fazendo empréstimo para os filhos...

Fico pensando em que ponto essa geração se perdeu um pouco. Será que as facilidades que tivemos contribuiu? Temos hoje uma tv em cada comodo da casa, antes era apenas a da sala. TV a cabo com acesso à informação do mundo, internet, smartphone, carro próprio. Mas com isso vem o excesso de consumo, o "tem que ter". Tem que ter o último modelo da TV, do carro, do smartphone, a roupa, o sapato, a make... enfim, muito tem que ter coisas supérfluas. Muito dinheiro gasto em excessos que não precisamos e pouco investimento para o futuro, para ter estabilidade, tranquilidade.

O que me fez pensar isso foi exatamente a situação que passei esse ano. Me enquadro nessa geração perdida no consumismo desenfreado. Me vi sem salário da noite para o dia e não tinha 1 real guardado nem para remédio se fosse preciso. Tinha um bom salário mas não poupei nada. Não tenho casa própria ainda. Muitos excessos desnecessários comprados no impulso, no cartão de crédito. Uma amiga me abriu os olhos um dia, me disse que ficava inconformada com tantos "cacarecos elétricos" que eu tinha.... Ela tinha razão! Será mesmo que preciso de máquina de crepe, forninho elétrico, maquina de chocolate quente, máquina de pão..... isso só na cozinha. Esse monte de tranqueira tem no restante da casa também. Dinheiro parado em coisas desnecessárias e conta no vermelho sem necessidade. E a eterna insatisfação pois nunca temos o último modelo de nada. Todos os dias somos bombardeados com novos produtos e ficamos com aquela vontade de ter sempre o mais novo. Ficamos como cachorro correndo atrás do rabo sempre e pra que?

E porque escrevi tudo isso? Porque quero mudar isso. Estou diminuindo as comprar, mandando embora muita coisa desnecessária e pensando muito antes de investir em algo. Quero ser daquelas que têm estabilidade financeira. Que se aparecer uma viagem de última hora e der vontade, poder ir. Sem me preocupar se vai dar ou ter que jogar no cartão para o mês seguinte.
Alguém mais se sente nessa roda viva do consumo? Me contem o que fazem para sair disso.
Beijo

#umanopositivo #menos consumo #mais autoestima


Nenhum comentário:

Postar um comentário